Mais de 100 anos de tradição com você e sua familia
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE ESTA HISTÓRIA DE SUCESSO CONSTRUÍDA COM TRADIÇÃO E MUITO SABOR
Castelo Alimentos
Castelo Alimentos
Castelo Alimentos
Nossa História
1905
FUNDAÇÃO Nasce o Vinagre Castelo

A Castelo Alimentos S.A., antiga Vinagre Castelo Ltda sucedeu a empresa Destilaria Ypiranga, fundada pelo Sr.Victorino Ferreira da Costa na cidade de São Paulo, no bairro do Brás, ao lado do gasômetro.

Tendo como registro histórico o início do funcionamento em 1905, produzindo vinagre, licores, vinhos e xaropes. Ali permaneceu até meados de 1948, quando terminou a construção da nova fábrica.

1961
FALECIMENTO DO FUNDADOR Dificuldades de desempenho

Em 1961 ocorreu o falecimento do Sr. Victorino, ocasião em que a empresa passou a ser administrada pelos seus familiares. Infortunadamente a empresa começou a entrar em declínio passando por dificuldades e comprometendo todo o seu desempenho.

Diante do grave quadro, a empresa passou a ser objeto de interesse por parte de credores, na verdade fornecedores de matérias-primas que acreditavam tratar de um negócio de grande potencial de mercado na medida em que pudesse ser bem administrado, pois a marca Castelo já na época era bastante conhecida e valorizada.

1968
NOVA SOCIEDADE Do Brás ao Caxambu

Impossibilitado de adquirir isoladamente a marca, o Sr. Antonio Borin juntamente com os senhores Xisto Stefano Cereser, Jacyro Martinasso e Cláudio Zambon, fecharam o negócio para a marca Castelo em 03 de Outubro de 1968.

Realizado o negócio, iniciou-se a construção da nova unidade fabril da empresa no bairro do Caxambu, na cidade de Jundiaí, no Estado de São Paulo. Onde passou a produzir exclusivamente o vinagre com a marca Castelo.

 

1970
CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE A compra do terreno

Aquisição de área para a construção da nova sede na marginal paralela à Rodovia Anhanguera. O primeiro passo foi priorizar a construção do espaço que viria a ser o coração da empresa: a área destinada à produção do vinagre.

Nova fábica Início de suas atividades

A fábrica na marginal paralela  à Rodovia Anhanguera inicia suas atividades.

1982
INOVAÇÃO Novas embalagens

Em 1982 ocorreu uma outra alteração em que a Castelo inovou através do lançamento de uma embalagem mais moderna feita de PVC.

Movida sempre em direção a modernização, mais uma vez dá mostras de sua capacidade industrial, produzindo internamente uma nova embalagem para o acondicionamento do seu vinagre, a embalagem PET. Muito mais bonita, com alto grau de transparência e bastante resistente.

1986
Liderança de mercado Mantidade até nos dias atuais

Os anos se passaram e a empresa acompanhou todos os períodos de crescimento culminando com a liderança de mercado da categoria que é mantida até os dias atuais.

1996
Nova estratégia Criada a linha de conservas

A estratégia da empresa, ao lançar a nova linha, foi a de incorporar produtos com maior valor agregado e compatíveis com a linha de vinagres tradicionalmente utilizada pelos consumidores de todas as classes sócio-econômicas.  Assim, o primeiro passo foi criar uma linha de conservas, iniciando com o palmito.

Lançamento de novos produtos Nasce a Castelo Alimentos

Como decorrência do sucesso da Castelo, a sua evolução passa a ser pautada com o lançamento de novos produtos que acompanham os anseios e necessidades de seus tradicionais consumidores. Assim, a Castelo hoje é considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, comercializando além do seu tradicional Vinagre de Vinho Clássico, os Vinagres Balsâmicos, Molhos para Salada, Conservas e uma gama de condimentos e temperos largamente consumidos.

Nasce a Castelo Alimentos

A Castelo Alimentos começou a se transformar em uma empresa de industrialização, comercialização e distribuição de produtos alimentícios, com um novo foco estratégico. Passou a ter como missão “tornar a sua receita mais saborosa, oferecendo complementos para salada, molhos e temperos”, o que resume o pensamento da Castelo Alimentos.

"Sua receita mais saborosa, oferecendo complementos para salada, molhos e temperos."

1997
Linha de Conservas Nova opção

No ano seguinte, a linha de conservas é aumentada com as azeitonas.

1998
Conquista Certificado de Qualidade

A Castelo obtém a certificação de qualidade ISO 9002.

De cara nova Modernizando

As embalagens passam a ser fabricadas em PET.

Culinária japonesa Vinagre de arroz

É lançado o vinagre de arroz, item indispensável na culinária japonesa.

1999
Conectados www.casteloalimentos.com.br

Criação do website Castelo

2000
Vários lançamentos Ampliando a linha de produtos

No ano 2000, é lançada uma linha de temperos: tempero completo; tempero sem pimenta; tempero alho e sal; molho de soja tipo Shoyu, molho de alho, molho inglês, molho de pimenta, “ketchup” e mostarda. Na sequência, é lançado o azeite, importado de Portugal e, também é ampliada a linha de conservas com o lançamento de três novos itens: o champignon, o picles e a cebolinha.

Auge do desenvolvimento Falecimento do presidente

No ano 2000, momento em que a empresa estava no auge do seu desenvolvimento, mais uma vez é surpreendida com o falecimento repentino de seu presidente, Xisto S. Cereser, um símbolo da Castelo e um dos responsáveis diretos pela transformação da fábrica nos últimos anos.

2001
Nível nacional Vinagre balsâmico

A Castelo, no entanto, continua em sua trajetória de sucesso. Em 2001, dá continuidade aos projetos de lançamento de novos produtos em nível nacional. Lança o primeiro vinagre balsâmico totalmente produzido no Brasil.

2002
Prova de inovação Linha de molhos para salada

Como prova de sua inovação, a empresa lança em maio de 2002, a linha de molhos para salada seguindo uma tendência latente de utilização de novos itens de temperos para variadas receitas. A empresa aposta muito nessa categoria de produtos, que oferece ao consumidor maior praticidade em seu dia-a-dia, pela dificuldade de reunir todos os ingredientes para o tempero da salada em um só produto. Neste nicho de mercado, em franco desenvolvimento, a Castelo procura solidificar ainda mais sua posição, acreditando na força da marca, por ter uma grande vocação no segmento de condimentos e temperos e por ser uma das mais importantes empresas atuando no setor.

Cozinha árabe Vinagre de álcool com aroma de hortelã

Ainda em 2002, é lançado o inédito “Vinagre de Álcool com Aroma de Hortelã”, perfeito para tornar os pratos mais exóticos e muito utilizado na cozinha árabe.

2003
Investimento Pesquisando para desenvolver

É investido em um Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento.

2004
Atualização Nova razão social

Alteração da razão social de Vinagre Castelo Ltda para Castelo Alimentos SA.

Lançamentos Linha de conservas ampliada

No final de 2004, a linha de conservas é ampliada com o lançamento de extrato de tomate nas embalagens copo e lata, além do milho verde e da ervilha, ambos enlatados.

2005
Baixo teor de calorias Lançada a linha light

No mês de fevereiro de 2005, é lançada a linha de molhos para salada na versão “light”, sabores “italian” e iogurte em maio, deste mesmo ano, é incorporado à linha o sabor limão “light”, buscando sempre oferecer produtos com baixo teor de calorias.

Vinagre, a alma do negócio Linha de vinagres de mesa

A categoria de vinagres, todavia, não é esquecida, uma vez que é a alma da Castelo Alimentos. Objetivando um maior desenvolvimento e participação do mercado de “Food Service” foi lançada uma Linha de Vinagres de Mesa, composta das variações clássico tinto, branco e maçã.

Vinagres de 5 e 20L e a granel O grande mercado industrial

Vislumbrando uma maior participação no segmento de mercado industrial, a Castelo coloca à disposição do mercado uma linha de vinagres, em embalagens especiais de 5 e 20 litros. Para as grandes indústrias, como Unilever Best Foods, Sakura, Júnior Alimentos, Bimbo, Kraft Foods, Bunge Alimentos, Cargill, Quero Alimentos, entre outras, comercializa o vinagre a granel fornecido por meio de caminhões tanques. Dessa forma, participa de toda a cadeia de comercialização e industrialização.

Absoluta exclusividade É lançado o Castelo Fruttati

Inovando ainda mais e com absoluta exclusividade, a Castelo passa a produzir e comercializar no mercado brasileiro a linha de vinagres balsâmicos frutados com a marca Castelo Fruttati, com azeite extra-virgem, framboesa e maracujá.

Rede nacional Merchandisings

Veiculação de Merchandising no Programa “Mestre Cuca” com o apresentador Chef Allan Vila Espejo e no Programa “TV Culinária” com a apresentadora Palmirinha Onofre, ambas na Rede Gazeta.

2007
Mudanças Embalagens PET

Mudança da embalagem da linha de vinagres PET.

Marca vencedora Sempre inovando

Vencedora do Prêmio da Revista Embalagem e Marca, por inovação nas embalagens dos vinagres pet.

Exportação Do Brasil para o mundo

Início de exportação para os países: Angola, Argentina, Japão e Paraguai.

2008
Para mais um país Aumentando a exportação

Início de exportação para Cuba

2009
Pesquisa qualitativa Mudando a marca para melhor

Após a realização de uma pesquisa qualitativa realizada em 2009, a Castelo Alimentos avaliou qual era o reconhecimento dessa marca junto aos consumidores. Com o resultado dessa pesquisa e de estudos realizados sobre todo seu histórico de mais de 105 anos, a empresa contratou uma agência de Design para transformar todas essas informações em um ícone que remetesse ao consumidor, que a Castelo mantém a qualidade e tradição conquistada ao longo de sua história, mas que é uma marca moderna e que acompanha as novas tendências de inovação.

Comemoração Mostrando para todos

Lançamento da embalagem comemorativa do vinho tinto, alusiva aos 105 anos da marca Castelo.

Mais novidades Vinagre nunca é demais

Lançamento dos Vinagres de Álcool tradicional, claro e escuro.

Participação #NósFomos

Participação no evento de decoração Casa Cor SP.

Novo início Do lar para as empresas

Início de atuação no mercado Food Service de alimentação fora do lar.

Sempre mudando Nova embalagem

Mudança de embalagem da Linha de Molhos para Salada Sleeve.

2010
Mais lançamentos Completando o portfólio

Em 2010 complementa seu portfólio de produtos com o lançamento do Azeite Extra Virgem em embalagem de vidro e Azeite de Oliva 100% Puro em embalagem de lata, ambos disponíveis com conteúdo de 500ml. Lança também a categoria de temperos em pó, palmito picado e o vinagre de álcool com alho, produtos estes sempre alinhados com a tendência mundial de consumo, procurando desenvolver produtos mais práticos que trazem maior conveniência, sabor e prazer aos consumidores.

Feira conceituada Marcando presença

Participação na mais conceituada Feira de Food Service, a Fispal, com o Distribuidor Irmãos Avelino.

Nacionalmente Em mais um programa

Ação de Merchandising no Programa “Mulheres” na Rede Gazeta, com a apresentadora Kátia Fonseca.

Para o mundo Conquistando novos países

Início da exportação para Moçambique, Cabo Verde e Estados Unidos.

2011
Topo do ranking nacional 70 milhões de litros de vinagre por ano

De olho nos consumidores que apreciam a gastronomia com sabores mais acentuados, em 2011 a Castelo lança o molho de pimenta extra forte, uma combinação perfeita das pimentas malagueta e jalapeño. Uma outra novidade é o lançamento do Molho Balsâmico Cremoso, produto sofisticado e prático muito utilizado na finalização de pratos por ter a consistência cremosa, permitindo a decoração das receitas, além do reposicionamento dos vinagres de mesa em embalagens mais modernas e em 500ml.
A produção atual da Castelo Alimentos atinge a casa dos 70 milhões de litros de vinagre por ano, pouco mais de um terço de todo o mercado nacional de vinagre, o que mantém no topo do ranking nacional, sendo esta liderança fruto de muito esforço e de bastante competência

Atualização Embalagem prática

Lançamento do Cogumelo em conserva em embalagem stand up pouch

Lançamento do Vinagre de Vinho Tinto e Vinagre Balsâmico Tradizionale em embalagens de 4ml e 8ml

Lançamento do Palmito Pupunha

Exterior Rumo à Europa

Início da exportação para Portugal e Inglaterra

2012
Modernizando Molhos para Salada de cara nova

Mudança de embalagem da linha de Molhos para Salada.

Legalidade Atualizando o nome de alguns produtos

Mudança na legislação de vinagres

Mais um para coleção Ervas finas no vinagre

Lançamento do Vinagre de Álcool com Ervas Finas

Vinagre Balsâmico 10 anos de produção

Embalagem Comemorativa de 10 anos do primeiro Vinagre Balsâmico produzido no Brasil e lançamento da versão 250ml

Para melhorar sua vida Leve uma vida leve

Lançamento da Linha de Molhos para Salada Leve Vita nos sabores: Mostarda e Mel, Limão com Chá Verde e Iogurte com Hortelã

 

Rede Gazeta Mais uma vez no

Ação de Merchandising no Programa “Todo Seu”, na Rede Gazeta, com o apresentador Ronie Von.

2013
Embalagem e linha Mudanças e renovações

Mudança de embalagem do Molho de Mostarda

Renovação da linha de Vinagres Balsâmicos

Novo produto Churrasco em forma de molho

Lançamento do Molho Barbecue

2014
Mais um lugar Exportando para um novo lugar

Início da exportação para a Bélgica.

2015
Lançamentos Novidade nunca é demais

Lançamento do Palmito Açaí e Pupunha Castelo, embalagem 1,8Kg.

Lançamento da Pimenta Biquinho em Conserva, embalagens vidro 200g e balde de 2Kg.

Outro país Exportando mais e mais

Início da exportação para a Holanda

Do tradicional Para uma nova versão

Lançamento do Vinagre de Vinho Tinto Cabernet Sauvignon

Novos sabores Versões incríveis de vinagre

Lançamento dos sabores Vinagre de Maçã, Vinagre de Álcool com Limão e Vinagre de Vinho Tinto em embalagem PET 500ml

Mais facilidade Liberadas as compras online

Criação da loja virtual - Armazém Castelo

Ganhamos novamente Inovando que se conquista

Vencedora do Prêmio da Revista Embalagem e Marca, por inovação nas embalagens dos vinagres pet

Sempre com você Incrível promoção e selo comemorativo

Promoção Castelo 110 Anos com você e lançamento selo comemorativo

2016
Você disse limão? Esprememos pra você

Lançamento do Sumo de Limão

Novo tamanho e sabor Um pouco mais doce

Lançamento nova embalagem Creme de Vinagre Balsâmico 230ml e novo sabor Framboesa

Conhecimento e inovação Feira alimentícia

Participação na Feira APAS

De tudo um pouco Lançamentos para lanches e novas embalagens

Lançamento conservas vegetais: Alcaparras, Azeitonas, Cebolinha e Picles

Nova embalagem Pimenta Biquinho 200g e nova embalagem e balde com gramatura 1,7Kg

Nova embalagem Champignon 160gversão stand up pouch

Lançamento linha convencional Molhos para Lanches: Ketchup 380g e Molho 3 em 1 380g

Lançamento linha premium Molhos para Lanches: Ketchup 380g, Mostarda 180g, Molho Barbecue 180g e Maionese 380g

Revista Exame Uma das que mais crescem no Brasil

Pesquisa Revista Exame aponta a Castelo entre as 100 empresas que mais crescem no Brasil em 2015 (97ª)

Clique aqui para ver a lista completa e outras explicações

Mais uma grande promoção Para curtir o verão com a Castelo

Promoção Menu de Verão

2017
Resultados Promoção Menu de Verão

Promoção Menu de Verão

Comprou, ganhou Mais Tempo para Você

Promoção Mais Tempo para Você

Promoções Participando de grandes promoções

Promoção Marcas Campeãs

Novos produtos Expandindo as opições

Lançamento Patês de Pimenta BiquinhoTemperos de Vinagre e Vinagres de Maçã e Vinho Tinto 100% Naturais Leve Vita

  

Por dentro Feiras alimentícias

Participação Feira APAS e ANUGA

Prático Azeitonas com nova embalagem

Lançamento embalagens stand up pouch Azeitonas

Não é palha de aço, mas Tem 1001 utilidades
Revista Exame Subindo no ranking

Pesquisa Revista Exame aponta a Castelo entre as 100 empresas que mais crescem no Brasil em 2016 (66ª)

Confira a lista completa aqui

Na TV Gazeta No “Dia a Dia”

Veiculação de Merchandising no Programa “Dia a Dia” da TV Bandeirantes, com o apresentador Daniel Bork

Nova conquista Entre as 1000 que mais crescem

Pesquisa Revista IstoÉ Dinheiro aponta a Castelo entre a 1000 empresas que mais crescem no Brasil (939ª)

Na TV Gazeta Participando do Mulheres

Veiculação de Merchandising no Programa “Mulheres” da TV Gazeta, com a apresentadora Cátia Fonseca

2018
Nova identidade Atualizar é sempre bom

Reformulação Site Castelo e lançamento Aplicativo Dicas de Uso do Vinagre